O que é o diafragma na fotografia

Muitos iniciantes no mundo da fotografia ficam perdidos com os conceitos e nomes que são usados pelos profissionais e até mesmo nos sites especializados e nos cursos de fotografia online. Hoje vamos tratar sobre um desses nomes que causam confusão inicialmente, mas que é de simples entendimento com um pouco de analogia para simplificar as coisas.

 O que é o diafragma na fotografia

Leia este artigo até o final e você será capaz se saber o que é o diafragma na fotografia e como ele pode ser usado para melhorar a qualidade de suas fotos. O diafragma faz uma função extremamente importante na câmera fotográfica. Para te explicar de forma simples, vamos fazer uma analogia com uma cortina.

Imagine que você está em uma sala onde só tem uma janela e uma cortina. Se a cortina estiver bem fechada não vai entrar nenhuma ou muito pouca luz na sala. O oposto também é verdade, se você abrir totalmente a cortina, a sala vai ficar completamente iluminada.

É exatamente isso que o diafragma faz dentro de uma câmera fotográfica. Ele é formado por algumas lâminas finas que abrem e fecham permitindo que a luz passe e cheque até o sensor que irá captar a foto.

Assim, quanto maior a abertura do diafragma, mais luz terá na sua foto. Assim como é na cortina que você acabou de imaginar.

O valor do diafragma

Agora que você já entendeu o que é o diafragma e qual é a sua função, vamos entender outro conceito que pode ser confuso inicialmente, mas que também vamos simplificar para você.

Existe uma escala de valor que é padrão em todo o mundo, que fala o quanto o diafragma está aberto ou fechado. Você provavelmente já viu alguma foto com essa indicação F/16 e não sabe o que isso significa ou como usar. Vamos entender agora.

Voltando a analogia da cortina. Imagine que a cortina está totalmente aberta, ou seja tem zero cortina impedindo passar a luz. Agora, imagine que a cortina está metade aberta e metade fechada.

Nesta situação eu poderia dizer que tem 50% da cortina impedindo passar a luz. Certo? É exatamente assim a lógica de formação da escala do diafragma.

 escala do diafragma

 

Ela segue essa sequência: 1, 1.4, 2, 2.8, 4, 5.6, 8, 11, 16, 22, 32, 45, 64, etc. isso basicamente significa que o primeiro número da escala que é f/1 é onde tem menos diafragma impedindo passar a luz, ou seja, temos o diafragma bem aberto. Já no f/64 temos muito diafragma impedindo que a luz cheque ao sensor, então o diafragma está mais fechado.

Ficou simples pensando assim, não é verdade? Sempre se você tiver dúvida a respeito do número do diafragma, se ele significa que está mais aberto ou mais fechado, imagine a cortina e lembre-se disso. Quanto MAIS ele impede a luz de passar, MAIOR é o número, e quanto MENOS ele impede a luz de passar, MENOR é o número.

Agora que você aprendeu o que é diafragma e já sabe exatamente como ler os números, pegue sua câmera e vá praticar e ver tudo que você pode fazer com essa nova habilidade.

Se gostou do artigo, não esqueça de compartilhar nas redes sociais! Até a próxima.

Leave a Reply

Your email address will not be published.