Morar em república: vantagens e desvantagens de viver com amigos

 

Você já pensou em morar em república ou numa pensão estudantil enquanto cursa a faculdade? Estes espaços são locais onde os estudantes dividem o espaço com outros estudantes. Normalmente, elas são estabelecidas em casas ou até mesmo em apartamentos mais amplos, que possibilitam acomodar um número maior de moradores, inclusive mais de uma pessoa dividindo um quarto.

As repúblicas, assim como as pensões, possuem um funcionamento diferente, onde há regras para manter a boa convivência entre os moradores, bem como garantir um bom custo-benefício para quem opta por morar em república. A convivência em grupo tem as suas vantagens, mas também tem algumas desvantagens, que serão o tema do post de hoje. O que podemos te adiantar é que para viver em grupo, de forma harmônica, é necessário ter um padrão de convivência, que inclui regras, horários, divisão de gastos e de tarefas, além do rateio das contas mensais. Confira a seguir as vantagens e as desvantagens de viver com amigos.

Economia

A principal vantagem de optar por morar em uma república, ou seja, em uma casa ou um apartamento compartilhado outros moradores, é justamente o custo. Essa opção pode ser vantajosa para você, principalmente se não tiver alguma bolsas de estudo,  pois as despesas básicas, tais como aluguel, luz, água, gás, internet, são divididas coletivamente, diminuindo o custo por morador. 

Outro ponto positivo é a localização, pois normalmente há sempre repúblicas perto dos campus das faculdades ou em áreas centrais, o que facilita no transporte diário.

Amadurecimento Pessoal

Ficar longe da família pode não ser uma tarefa fácil, mas se você estiver cercado de pessoas que te façam bem, a missão pode se tornar mais fácil. A época da faculdade requer um amadurecimento pessoal, pois é o momento que aprendemos a cuidar de nós mesmos, organizar as finanças, ter compromisso com os horários e, principalmente, ter responsabilidades.

O fato de morar em república pode te ajudar nessa nova fase, pois o contato com outras pessoas que estão passando pelo mesmo que você pode te ajudar a não se sentir sozinho e, além de fazer novas amizades, você terá um apoio emocional, ajuda para estudar e companhia para todas as horas. Além disso, a experiência favorece também que você conheça outras realidades, conviva e aprenda com pessoas que podem ter valores e hábitos diferentes dos seus.

Privacidade

A privacidade é a principal desvantagem para quem opta por morar em república. Ela é praticamente impossível, afinal não só os quartos são compartilhados como também os demais cômodos da casa. Consciente do fato que você dificilmente ficará sozinho, é necessário pesar isso na sua escolha, pois para as pessoas que gostam de ter privacidade é difícil se adaptar a morar em coletividade.

Desorganização

A desorganização é outro grande problema para quem compartilha um lugar, móveis e utensílios domésticos com muitas pessoas. Morar em república é dividir um espaço com outras pessoas que, normalmente, podem ter hábitos de higiene, limpeza e organização diferentes dos teus. Por isso é importante que se tenha regras e divisão de tarefas para garantir a boa convivência e o mínimo de organização do espaço.

Rotina

Enfim, se você optar por morar em república deve estar ciente que a rotina é bem diferente do que um local sozinho. As repúblicas e as pensões estudantis são locais muito movimentados, pois os jovens que moram nelas recebem visitas com frequência, tanto de amigos, de família e até mesmo de pessoas com que se relacionam. Assim, ao escolher morar em república, você deve estar ciente de que terá que aceitar a rotina movimentada típica de quem compartilha um lar com outras pessoas.

Afinal, morar em república vale à pena? 

Essa é uma pergunta que não tem como ser respondida, pois a sua escolha deve ser feita de acordo com a sua condição financeira e, principalmente, a sua personalidade. A nossa dica é que você, ao avaliar a possibilidade de morar em república, pense no seu próprio estilo de vida, seus hábitos e, principalmente, a sua rotina.

Dividir a moradia com outros estudantes trata-se de uma excelente opção para quem vai cursar a universidade em outra cidade, fora de casa ou simplesmente porque precisa economizar. No entanto,  antes de decidir se vale a pena ou não morar em coletividade, considere todas as vantagens, assim como as desvantagens de morar em república. Reflita sobre a sua rotina e se você considerar que se adaptaria bem a algumas das situações que citamos acima, com certeza vale à pena vivenciar essa experiência, pois pode te trazer um crescimento pessoal que será levado para a vida toda.

O que achou dos nossos prós e contras de morar em república ou pensão estudantil? Você mora ou já morou em república? Acha que vale a pena a experiência? Compartilhe com a gente a sua ideia ou experiência. Deixe o seu comentário no nosso post.

Leave a Reply

Your email address will not be published.