Como concorrer à bolsa integral do Prouni

O sonho de muitos jovens e adultos atualmente é a conquista do diploma universitário. Ser formado em alguma área pode trazer estabilidade financeira, profissional e alavancar a sua carreira. Diversas são as áreas de formação no Ensino Superior e cada vez mais surgem novos cursos, ampliando o leque de opções que temos para definirmos nossas carreiras.

Mais amplo que a quantidade de cursos, é a forma e onde realizar os estudos para alcançar o tão merecido diploma acadêmico. Faculdades e universidades, cursos presenciais, à distância ou semipresenciais. Tudo para levar o ensino superior para mais perto da população.  Nesse meio, existe o PROUNI, uma forma de conseguir realizar o sonho de cursar uma graduação.

PROUNI – o que é?

O Programa Universidade para Todos, ou PROUNI como é conhecido, é um programa promovido pelo Governo Federal que tem o intuito de oferecer bolsas de estudos em universidades e faculdades particulares de todo o país. As bolsas são destinadas a estudantes de baixa renda e que não possuam nenhum diploma do ensino superior.

O estudante que deseja se inscrever no processo para concorrer as bolsas oferecidas pelo PROUNI, deve antes, realizar o Exame Nacional do Ensino Médio, o ENEM. Com a nota do ENEM você terá a chance de concorrer a algumas das diversas bolsas oferecidas pelo programa, desde que cumpra com os requisitos necessários para a contemplação.

Vale ressaltar que o programa oferece bolsas de estudos em universidades, ou faculdades, particulares que estão inscritas no programa. Vagas para universidades federais de todo território brasileiro são oferecidas por outros processos, que também são organizados pelo Governo Federal, mas são diferentes do que falaremos agora.

PROUNI – Bolsas

O PROUNI oferece duas modalidades de bolsas para os estudantes de baixa renda, a contemplação será estabelecida a partir da nota do ENEM que o estudante obteve ao realizar a prova no ano anterior ao que deseja concorrer as vagas em universidades ou faculdades privadas. Para conhecer as instituições participantes, é necessário acessar ao site do programa.

A bolsas oferecidas são com 50% ou 100% de desconto. Com a bolsa de 50% o estudante terá desconto referente a metade da mensalidade do curso que deseja realizar, pagando o valor restante diretamente para a universidade, para concorrer a essa modalidade é necessário comprovar renda familiar bruta, mensal e por pessoa, de até três salários mínimos.

Nas bolsas de 100% ou integral o estudante não precisa realizar nenhum tipo de pagamento para realizar o curso, para concorrer nessa modalidade é necessário comprovar renda familiar bruta, mensal e por pessoa, de até um salário mínimo e meio.

Em ambos os casos o estudante terá que ter aprovação maior que a média estabelecida pela faculdade e outros requisitos durante o curso. Além de comprovar renda e confirmar todos os documentos todas as vezes que realizar a matrícula ou rematrícula no curso.

Bolsa Integral PROUNI – como concorrer?

Para concorrer as bolsas integrais do PROUNI é necessário realizar o ENEM no ano anterior ao que será realizado curso. Com base nas notas obtidas nas provas você terá a chance de ser contemplado com a bolsa.

Além da realização do ENEM, é necessário a comprovação de renda. É importante lembrar que os candidatos não precisam realizar o vestibular da universidade que deseja ingressar ou já estar matriculado, no entanto caso a instituição queira, pode submeter o aluno a um processo seletivo específico, sem cobrar taxas.

Leave a Reply

Your email address will not be published.