Cuidados antes de fazer uma viagem internacional

“Viajar é trocar a roupa da alma!”. Muitos já ouviram ou disseram essa frase, e ela é verdadeira. Viajar realmente nos renova, nos transforma e nos proporciona experiências inesquecíveis.

Cuidados antes de fazer uma viagem internacional

Viagens internacionais podem ser extremamente empolgantes, ir para um novo país pode nos proporcionar viver momentos nunca antes imaginados. Mas, toda viagem requer alguns cuidados e, com as viagens internacionais isso não é diferente.

Sair do país em que estamos acostumados, de uma cultura que é a nossa e ser inseridos no novo pode parecer extraordinário, mas tem seus riscos. A seguir listamos algumas dicas de cuidados antes de fazer uma viagem internacional.

Passaporte e visto

Ir para outro país não é tão simples quanto ir para outra cidade. O documento mais importante quando realizamos uma viagem para o exterior é o passaporte, e por vezes ele será o único com algum valor.

Antes de viajar é necessário providenciar esse documento, ele necessita de prazos e pagamento de taxas, e tem uma data de validade. Deixar para verificar a validade ou mesmo providenciar o passaporte no último momento pode ser arriscado e colocar tudo a perder.

Outro documento importante é o visto, nem todos os países solicitam que o viajante tenha o visto, pesquisa e se informe antes de decidir o destino e, caso seja necessário, providencie com antecedência, ele também requer prazos.

Vacinas

O cartão de vacinas é um documento importante dentro do Brasil e, quando vamos realizar uma viagem internacional, alguns países exigem a apresentação dele antes de entrar no país em questão.

Pesquisa e descubra se o seu destino exige que suas vacinas estejam em dia, caso tenha alguma vacina faltando vá até um posto com antecedência, algumas vacinas precisam ser tomadas com 15 dias antes da viagem. Após essas confirmações tenha em mãos o comprovante de vacinação para sua viagem.

Fuso horário

Sabemos que os horários são diferentes nos países e, o fuso horário pode nos deixar confusos. Confirme qual horário será no país em que estiver e fique atento a essa mudança para não perder voos ou passeios.

Pesquise

Surpresas são bem vindas em viagens, mas pesquisar um pouco pode te ajudar. Olhe sobre passeios, roteiros, lugares, atrações e restaurantes. Tenha uma ideia do que esperar e o que poderá encontrar na sua aventura para não ser pego desprevenido e cair em alguma armadilha.

Faça um roteiro para ter um norte durante a viagem e saber por onde ir, liste os principais lugares que quer conhecer para não voltar com a sensação que deveria ter ido mas esqueceu.

Dinheiro

Uma das grandes preocupações em viagens é o dinheiro. Precisamos ter uma poupança e prever alguns gastos. Quando saímos do nosso país a moeda muda, faça uma poupança em moeda estrangeira para não cair em altas taxas de câmbio ou gastar tudo no cartão de crédito e se assustar quando a fatura chegar.

A valorização da moeda estrangeira pode mudar em relação ao real e, dependendo do dia, você pode pagar mais do que gastou. Previna-se e faça uma poupança na moeda do país em que irá visitar.

Seguro Viagem

Todos sabem que imprevistos acontecem em todo momento, quando estamos em casa é fácil lidar com ajustes de última hora, mas quando estamos em outro país as situações podem se complicar. Fazer um seguro viagem é, antes de qualquer coisa, uma segurança para nós. Pesquise, planeja e faça um seguro que se encaixe nas suas necessidades de viagem.

Evite que todo planejamento seja perdido por motivos que podem ser facilmente resolvidos caso você tenha um seguro viagem.

Documentos

Por mais que hoje estamos vivendo na era digital, tenha sempre em mãos os documentos. Imprima suas passagens, reservas e bilhetes, tenha cópias de seus documentos e organize tudo para não se perder caso aconteça alguma falha com os meios tecnológicos.

Programe-se e planeje as coisas com antecedência, verifique documentos e bagagem para que sua viagem não seja interrompida por pequenos descuidos. Complementando as informações neste artigo, veja também as dicas para viagem internacional aqui.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *